SEM DESPEDIDA NÃO TEM REENCONTRO + CHARUTO DE COUVE CHINESA (Download da dica) - 23/09/2010

Quem nunca se preparou e organizou uma bela despedida antes de iniciar uma dieta, que atire a primeira pedra.

É muito comum ouvir isso no dia a dia aqui na Reeducare: como vou ficar sem comer o que gosto, aproveito e antes de começar me dou o direito daquela orgia gastronômica. Mas fazendo desta forma, corremos um risco muito grande. O pensamento de “Amanhã começo ou segunda-feira começo”, pode tornar tudo muito mais difícil e o pior, causar um peso maior na balança.

O começo, que já não é fácil, fica mais difícil pois a minha alimentação foi com um alto índice glicêmico, ou seja, o organismo pede mais e mais e agora começo o programa, dificulto mais ainda o meu bem estar, pois tenho necessidade de comer e isto causa um grande desconforto.

Outro ponto de vista também pode estar equivocado: o de começar a dieta com a ideia: agora como só o que está prescrito, mas depois de atingir o objetivo volto a comer tudo o que quero e gosto. Ledo engano.

Primeiramente, por que faremos uma reeducação alimentar onde além de comer o que gostamos, aprenderemos a pensar de forma diferente e não teremos a dor da renuncia, pois ela virá automaticamente e com muito prazer de dizer não, obrigada. “Hoje não quero comer”; isso sim é reeducação, reaprender a comer, mudar pensamentos e atitudes, rever antigos valores.

Quando fazemos reeducação alimentar, não tem despedidas, porque também não tem reencontro. Não de forma gorda e sim, no dia que eu quiser, no dia que eu programar e com toda a satisfação de comer o que gosto, sabendo que não vou engordar, pois estou fazendo dentro do permitido. Aprenderemos a viver em harmonia com o EU magro e aquela comida que gosto muito e outras tantas que vamos descobrir que nem gostamos tanto assim.

Isso vale também para os deslizes cometidos na sexta-feira à noite e que se prolongam por todo o fim de semana. Ainda mais quando é um final de semana com feriadão. Perdemos o controle, engordamos mais e ficamos fracos para começar de novo. Portanto lembre-se sempre de voltar ao seu plano que lhe dá menos peso, mais leveza, mais disposição e eleva a auto estima.

Tenha um feliz e magro feriadão. Seja magro e seja feliz.


RECEITA


CHARUTO DE COUVE CHINESA

(receita da Sylvia)

Ingredientes:

Couve chinesa 4 folhas

Carne moída ou picada 12 colheres de sopa

Cebola 1 fatia

Alho 1 dente

Pimentão vermelho 1 fatia

Sal quantidade suficiente

Água quente

Gelo

Óleo 1 colher de chá


Modo de fazer:

Ferva a água e desligue, coloque a folha de couve chinesa, segurando as pontas em imersão nesta água fervente deixe 1 minuto e coloque na água gelada com muito gelo. Repita a operação com todas as folhas, disponha as folhas abertas e recheie com a carne moída. Fechando as pontas.

Modo de fazer a carne: coloque o óleo na panela e refogue com cebola + alho + carne moída ou picada acrescente o pimentão vermelho e se quiser tempero verde. Acerte o sal.

Rendimento: 4 porções de carne.

Sirva com salada como entrada e acompanhada de refogado de legumes e arroz.