COMPENSAÇÃO: CERTO OU ERRADO? (Download da dica) - 21/10/2010

Aqui na REEDUCARE não trabalhamos com compensação alimentar e temos muitas razões para isto. Como o conceito da reeducação alimentar está diretamente relacionado com mudança de hábitos e de comportamen to frente ao alimento, precisamos mudar atitudes e a compensação é uma prática que só reforça uma atitude antiga.

A compensação nada mais é do que uma atitude de amor e ódio frente ao alimento: como porque mereço e deixo de comer para me punir. É um hábito antigo e por isso mesmo, traz resultados antigos também. Outro ponto importante é que comer muito num momento e não comer em outro não ajuda a emagrecer, pois desencadeia uma necessidade de comer mais e mais o que fica cada vez mais difícil de controlar. É um ciclo complicado: vamos tropeçando até cair, ou seja, como agora e depois deixo de comer, respeito as porções, mas a fome toma proporções enormes que não controlo e diante do primeiro bocado vem outro e outro até perder o controle de vez.

Então, para entendermos o quanto a compensação não ajuda em nada, basta lembrarmos da proposta de emagrecer e ficar magro, o que implica em mudança de atitudes, hábitos e crenças.

Se você comeu porque quis, ou porque não resistiu não importa. O importante é sempre retomar o programa. Além de mais segurança e força, retomar é a certeza de que você continuará emagrecendo.

Pense se vale a pena compensar e ficar se torturando com isso ou é melhor e mais gratificante agir em prol do objetivo, ou seja, se organizar e fazer uma refeição de cada vez, lembrando sempre de fazer o melhor que puder em cada refeição.

Retome sempre e seja persistente.



RECEITA


SALADA DE FRANGO COM LARANJA

Ingredientes:

Bife de peito de frango em cubos – 1 unidade

Laranja em gomos – 1 unidade

Alface americana ½ coração pequeno

Nozes ½ unidade

Palmito 1 tolete pequeno em cubos


Modo de fazer:

Cozinhar o bife de peito de frango em água e sal, deixar esfriar e desfiar.

Após higienizar e centrifugar a alface colocar em uma saladeira. Distribuir o frango desfiado + laranja em gomos + palmito em cubos + nozes. Regar com um fio de oliva extra virgem e uma pitada de sal.

Rendimento: 1 porção que equivale a uma refeição.