COMO SE ALIMENTAR CORRETAMENTE NO VERÃO? (Download da dica) - 27/01/2011

Muitas são as dúvidas e até as desculpas para comer sorvetes, gelados, tomar chopp e tantos outros alimentos não tão benéficos no verão. No entanto, é importante sempre buscarmos outros motivos para fazer certo, seja pela saúde ou pela autoestima.

No verão algumas pessoas ficam inapetentes para tudo e aceitam somente líquidos e outras, somente para sólidos aceitando melhor os líquidos e gelados. Mas independente das características, não é por isso que vamos passar de 2 a 3 meses comendo somente sorvetes (que são ricos em gorduras e açúcares). É gostoso e sabemos disso, mas usemos a moderação e o bom senso.

Devemos continuar seguindo o bom hábito de comer algo em intervalos de no máximo 3 horas e comer mesmo sem vontade, ou seja, criar o hábito.

Podemos mudar a temperatura do que comemos no verão, sem perder qualidade. Experimente no café da manhã um leite gelado liquidificado com frutas e um sanduíche de pão integral com queijo branco. É geladinho e uma delícia!

No meio da manhã podemos optar por frutas ou mesmo iogurte também gelados.

No almoço abuse das saladas, não esquecendo de uma carne ou alguma fonte de proteína - para os adeptos a uma alimentação mais natural - e carboidrato, que não precisa ser necessariamente quente, ele pode vir em forma de grãos na própria salada.

Um picolé de frutas como sobremesa, ou um suco de frutas são bem vindos.

À tarde, frutas e à noite um saladão completo com proteína e carboidrato tudo bem fresquinho e gelado.

Mas para que tudo isso funcione, devemos antes de mais nada nos organizar e fazer as compras, arrumar a lancheira ao sair de casa pela manhã e ter muito cuidado com o armazenamento dos alimentos nestes dias quentes.

Vale lembrar que hidratação é fundamental. Muita água ao longo do dia sempre faz bem e o corpo agradece.

E quanto às comidas e bebidas típicas do verão podemos aproveitar tudo, mas sempre dentro de uma programação. Definindo quando, o que e o quanto se vai comer.

E na beira da praia leve frutas, use picolés de frutas ou água de coco.

Se quiser muito comer milho que seja sem manteiga ou margarina e pouco sal, pode ser metade da espiga, ok?

Você vai ver que vale à pena. Às vezes acreditamos que não sobreviveremos sem tal coisa, mas ao tentarmos e conseguirmos, vemos que é possível. Tente. Você chegará à conclusão de que continua sendo feliz sem. Organize-se para uma boa alimentação e uma boa saúde no verão, outono, inverno e primavera e seja feliz e tranqüilo o ano todo. Tenha uma boa saúde e um bom peso sempre. Feliz 2011.

 

 

DICA

 

Todos sabemos da importância de se tomar água mas a dificuldade é começar.

Meses atrás já sugerimos fazer um buquê com alecrim + hortelã + manjericão e colocar em uma jarra com água, fica bonita e aromatizada.

Mas a dica hoje é de fazer cubos de gelo com folhas de hortelã.

Ao colocar no (copo transparente) com água dá um toque todo especial e pode estimular a tomar mais água.

Experimente.